A partir de 22 de fevereiro de 2021 a Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua) do IF Goiano informa a obrigatoriedade de inserção do responsável técnico pelo biotério no termo de compromisso, conforme Resolução nº 1178, de 17 de outubro de 2017.

Ressaltamos que os campi do IF Goiano que possuem biotério tem responsável técnico com anotação de responsabilidade técnica registrada no Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Lembramos que o responsável técnico deve estar ciente da execução da pesquisa, mas que não é obrigatório que ele faça parte da equipe científica da pesquisa.

Só serão aceitos termos de compromisso em formato ‘pdf’.
Resolução nº 1178, de 17 de outubro de 2017: “Art. 1º É privativa do médico veterinário a responsabilidade técnica em estabelecimentos e instalações de criação e de utilização de animais em atividades de pesquisa científica e de ensino superior ou de educação profissional técnica de nível médio da área biomédica. Parágrafo único. Para os fins desta Resolução, consideram-se os animais do filo Chordata, subfilo Vertebrata.”

 
REUNIÕES 2021
 
MES DIA
Data limite para submissão de propostas antes de cada reunião:
 
Janeiro - RECESSO
Fevereiro 11 01 de fevereiro
Março 11 01 de março
Abril 15 05 de abril
Maio 13 03 de maio
Junho 17 07 de junho
Julho 08 28 de junho
Agosto 12 02 de agosto
Setembro 09 30 de agosto
Outubro 07 27 de setembro
Novembro 11 01 de novembro
Dezembro 09 29 de novembro

O uso de animais em experimentos científicos e atividades didáticas é necessário, especialmente para o avanço dos conhecimentos na área da saúde do homem e dos animais.

Os profissionais envolvidos no manejo de animais de experimentação devem ter sempre consciência de que os animais são seres senscientes e que possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.

Os animais utilizados como modelos experimentais são seres vivos que possuem as mesmas características biológicas dos outros animais de sua espécie, com a diferença de estarem sendo privados de sua liberdade em favor da Ciência.

Portanto, devem ser manejados com respeito e de forma adequada à espécie, tendo suas necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários atendidas.

O seguimento de princípios e critérios para a utilização de animais em experimentos científicos e atividades didáticas tem por objetivo monitorar o uso de modelos animais.

Os projetos de pesquisa que utilizam modelos animais devem ser analisados pela Comissão de Ética no Uso de Animais, ou colegiados similares, visando a qualificação dos projetos e evitando o uso inapropriado ou abusivo de ... (continuar lendo)