Mensagem 1

Conforme deliberado em reunião do colegiado, os pesquisadores responsáveis têm o prazo máximo de noventa (90) dias para devolução do protocolo com as alterações de pendências. Caso contrário, os protocolos serão invalidados.
 
REUNIÕES 2025
 
MÊS DIA(s)
Limite submissão:
 
Jan - Recesso
Fev 10 Até 31 de janeiro
Mar 11 Até 28 fevereiro
Abr 14 Até 04 de abril
Mai 12 Até 02 de maio
Jun 09 Até 30 de maio
Jul - Recesso
Ago 11 Até 01 de agosto
Setembro 08 Até 29 de agosto
Outubro 14 Até 03 de outubro
Nov 10 Até 31 de outubro
Dez 08 Até 28 de novembro
O uso de animais em experimentos científicos e atividades didáticas é necessário, especialmente para o avanço dos conhecimentos na área da saúde do homem e dos animais.

Os profissionais envolvidos no manejo de animais de experimentação devem ter sempre consciência de que os animais são seres senscientes e que possuem sensibilidade similar à humana no que se refere à dor, memória, angústia e instinto de sobrevivência.

Os animais utilizados como modelos experimentais são seres vivos que possuem as mesmas características biológicas dos outros animais de sua espécie, com a diferença de estarem sendo privados de sua liberdade em favor da Ciência.

Portanto, devem ser manejados com respeito e de forma adequada à espécie, tendo suas necessidades de transporte, alojamento, condições ambientais, nutrição e cuidados veterinários atendidas.

O seguimento de princípios e critérios para a utilização de animais em experimentos científicos e atividades didáticas tem por objetivo monitorar o uso de modelos animais.

Os projetos de pesquisa que utilizam modelos animais devem ser analisados pela Comissão de Ética no Uso de Animais, ou colegiados similares, visando a qualificação dos projetos e evitando o uso inapropriado ou abusivo de animais.